quinta-feira, 14 de abril de 2011

Estudo do Ipea avalia situação de aeroportos brasileiros

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um estudo realizado sobre a situação dos aeroportos brasileiros: a "Nota Técnica Aeroportos no Brasil: Investimentos Recentes, Perspectivas e Preocupações". Com o crescimento da economia brasileira, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a pesquisa analisa o setor de transporte aéreo no país e identifica os gargalos que impedem o crescimento sustentável.
Foram comparados a atual capacidade e o volume de passageiros nos terminais, a partir de dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Verificou-se também a viabilidade dos prazos previstos para a conclusão das obras planejadas para a Copa de 2014. A nota avaliou ainda se o aumento da capacidade dos terminais para 2014, previsto no plano de investimentos da Infraero, será suficiente para atender à demanda estimada para 2014.
Os técnicos do instituto, vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, concluem que a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 torna mais urgente que o país aumente os investimentos no setor. De acordo com a nota técnica, nove dos 12 aeroportos em funcionamento nas 12 cidades brasileiras que sediarão jogos da Copa não deverão ter as obras finalizadas até o início do evento esportivo se o tempo médio para a conclusão das melhorias na área de infraestrutura de transportes for mantido. Também não deve ficar pronto o Aeroporto Internacional São Gonçalo do Amarante (RN), próximo à capital Natal, que ainda está sendo construído.
Conforme lembram os técnicos do Ipea, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) estima que o país precisaria investir ao menos R$ 20 bilhões nos aeroportos brasileiros até 2022 para corrigir os gargalos do setor e evitar um apagão em decorrência do aumento da demanda. A Infraero, por sua vez, planeja investir, até 2014, R$ 5,23 bilhões nos 13 aeroportos citados na nota técnica do Ipea. 

Sites: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2011/04/14/interna_brasil,247808/catorze-dos-principais-aeroportos-brasileiros-operam-acima-da-capacidade.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário