terça-feira, 15 de março de 2011

Evolução do emprego formal em Mossoró



Érica Priscilla Carvalho de Lima
Graduanda em Economia da UFRN e bolsista do GEPETIS


Segundo estudo realizado em 2010 pela Escola de Negócios (FUCAPE) e divulgado pela Revista Você S/A, destaca Mossoró entre as 100 melhores cidades brasileiras em oportunidades e para se fazer carreira. 
De acordo com LIMA (2010), “Mossoró ganhou destaque no cenário dos municípios do Rio Grande do Norte devido ao forte direcionamento de investimentos governamentais, que proporcionaram a este município o crescimento econômico que foi alcançado” (LIMA, 2010, pag. 09).
Entre o início da década de 1990 até 2008, foi possível assistir uma evolução do emprego formal em Mossoró e este processo foi acompanhado por uma elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no município, mostrando assim, que houve um melhor desempenho nas variáveis: nível de renda, educação e longevidade.

Este processo que vem ocorrendo no município de Mossoró é resultado da desconcentração econômica em favor das cidades médias, que passaram a receber um crescente fluxo de investimentos e de população, tornando-as espaços potenciais de absorção de novos empreendimentos que antes eram direcionados para as metrópoles. Assim, como em Mossoró, algumas cidades médias do Nordeste passaram a ganhar com a relocalização produtiva que ocorreu no cenário nacional, como Campina Grande, na Paraíba, e Feira de Santana, na Bahia. 

Fonte:
LIMA, Érica Priscilla Carvalho de. Reconfiguração do emprego formal nas cidades médias do Nordeste: Mossoró (RN) e Feira de Santana (BA): 1990-2008. XVI Seminário de Pesquisa do CCSA, 2010, UFRN.

Prefeitura Municipal de Mossoró: 
http://www.prefeiturademossoro.com.br/noticias.php?codigo=OTEy

Nenhum comentário:

Postar um comentário